Aqui fazemos mágica também! A mágica da Alegria, da Confiança, do Respeito e do Equilíbrio.
Ela é essencial para utilizarmos o verbo “TRANSFORMAR”!
Trabalhar com crianças é uma tarefa muito delicada e apaixonante pois nos proporciona sondar a Alma Infantil.
E isso não é tarefa nada fácil porque o raciocínio de uma criança não é como o de um adulto, não segue uma linha lógica mas artística.
Muitas vezes elas nos confundem, e também são muito mutáveis, uma vez temos êxito nas atividades propostas e em um outro momento não!
Por esses fatores precisamos recorrer à Memória Pura (sem razão), que é toda Viva e Flexível. As crianças são flexíveis e precisamos entender que elas não têm a inteligência de um adulto.
A natureza das crianças são a expressão direta e natural do mundo afetivo que lhes é próprio.
Por isso devemos saber conduzi-las dentro das atividades que escolhemos e valorizamos, dando livre acesso à expressão para que a educação assim se efetive.
Precisamos aqui lembrar sempre que toda prática de ensino tem princípios. Princípios são conceitos que formam sua estrutura básica, seu núcleo forte, e esses nunca mudam ou se corrompem!
Willems foi um grande pedagogo musical e suas palavras descrevem com muita simplicidade os comportamentos das crianças que dentro de um aspecto saudável, faz parte do crescimento, das descobertas e que revelam as necessidades de expressão daquela alma e que dever ser devidamente acolhida.
Costumo falar que os ventos vem de todos os lados e as velas quem maneja são os educadores e pais, visto a missão de conduzir os pequenos pelo caminho do Bem.
Minha dica é o Entusiasmo, a iniciativa e uma grande flexibilidade de espírito e atitude para descobrirmos as tendências e reações das crianças para assim as conhecermos melhores. E para isso o auto cuidado que devemos ter com nós mesmos é imprescindível para obtermos sucesso na caminhada.
Obrigada pela caminhada até aqui.
Com Carinho,
Cassi.