“O “gosto” também se aprende e ele pode perfeitamente ser remodelado. De pronto já mostro o caminho: exercer nossas competências sócio-emocionais, desenvolvendo laços e vínculos com aquilo que percebemos ser bom, ser útil e que nos ajuda a crescer. Assim aprendemos a rejeitar aquilo que só desperdiça nosso tempo, e que não nos traz nada de novo. Passinho por passinho vamos formando e modelando o nosso caráter. Temos por dever e obrigação desenvolver tais competências em nossas crianças se desejamos que no futuro elas saibam buscar o caminho da harmonia interior e a de todos a sua volta, alcançando assim sucesso educacional.
Os recursos educativos e de orientação através da Música devem ser trabalhados com as crianças de forma contínua e ininterrupta pois eles visam o aprimoramento da criança de maneira integral (corpo, mente e alma). Aperfeiçoamos dessa maneira inteligências e competências através da Educação Musical.
É sempre bom lembrar: O período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos de modo geral. Nessa fase os passos dos filhos devem ser sempre direcionados pelos seus pais para a conquista do bem viver em harmonia. Chegada a maioridade, se a educação não se houver feito no lar, então, só o processo do dia-a-dia no mundo, poderá renovar os pensamentos e comportamentos daquele ser humano.
O ponto crucial para o desenvolvimento de competências: participação da família que precisará aprender e entender sobre tais competências para que o desenvolvimento ocorra dentro do limite e do tempo de cada ser humano.
Listo abaixo algumas competências que devem ser trabalhadas:
Curiosidade para aprender
Imaginação criativa
Interesse artístico
Determinação
Organização
Foco
Persistência
Responsabilidade
Análise crítica
Reflexão
Iniciativa Social
Entusiasmo
Empatia
Respeito
Confiança
Tolerância ao Estresse
Auto Confiança
Tolerância à Frustação
….
Nas aulas e Oficinas de Música trabalha-se tudo isso e muito mais!
As crianças quando pequenas ainda não tem suas capacidades, principalmente a de discernimento, desenvolvidas para poderem opinar com responsabilidade e consciência sobre o que é bom ou ruim para seu futuro, essa tarefa pertence aos pais, ela faz parte da missão de educar. Observo que, antes de mais nada, precisamos desenvolver tais competências primeiro em nós para assim sabermos lidar com o desenvolvimento de tais competências em nossos filhos e alunos.
"Se alguém ou algo está em fase de desenvolvimento, significa que ainda há muito trabalho pela frente! E na minha opinião acredito que estamos em desenvolvimento sempre, dos 0 aos 100 anos, antes e depois de nascer!"
Desejo que esta leitura se converta em Vida para todos que a acessarem.
Vida & Doçura...sempre!
Cassi Liste
Sweet Milk Music
competências Educação Musical Exemplos Pais Mãe infância consciencia filosofia amor musica musicalização