Inteligência Musical
03/04/2022
SWEET MILK MUSIC
Um dos conceitos mais conhecidos que relaciona música e inteligência é o da Inteligência Musical.
Essa chamada inteligência corresponde a um dos modelos proposto por Howard Gardner na teoria das inteligências múltiplas, que começou falando sobre 8 tipos, garantindo assim que não haja uma única inteligência, mas uma multiplicidade delas. (Uauuu isso é libertador e incrível!!)
Está provado que alguém com inteligência musical é especialmente habilidoso em detectar nuances em melodias, pensando em termos de ritmo, timbre e tom, além de distinguir sons semelhantes que soam separadamente ou ao mesmo tempo. Dessa forma, essa pessoa tem mais facilidade de se expressar no campo musical.
Para entendermos melhor, essa inteligência pode ser dividida em várias habilidades que podem ser desenvolvidas ao longo de toda uma vida, vejamos:
- Sensibilidade ao identificar o ritmo, tom, melodia e timbre de uma peça musical;
- Facilidade de compor, executar ou adaptar peças musicais;
- Facilidade de reconhecer peças musicais que parecem ser simples;
- Capacidade de reconhecer os diferentes gêneros musicais que influenciam uma peça musical;
- Facilidade de criar melodias tocando vários objetos de maneira improvisada.
De acordo com Howard Gardner, a inteligência musical é um dos primeiros tipos de inteligência a aparecer ao longo do desenvolvimento e crescimento das pessoas, estando presente nos primeiros meses de vida.
É por isso que as crianças que vivem em contato com a música aprendem a viver melhor com seus pares, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. Nessa idade, a música desperta diferentes sentimentos, além de vários benefícios, tais como: segurança, aprendizado, concentração e expressão corporal. Todos eles, habilidades que, se promovidas em tenra idade, através da música, a criança pode melhorar sua coordenação e associá-la a uma série de comportamentos.
Se levarmos em conta que o primeiro órgão a se desenvolver no ser humano é o ouvido, de acordo com vários estudos, a estimulação musical pode começar quando o bebê ainda estiver se formando no útero materno e, assim, aproveitar esse estágio para ter um contato de conscientização e trabalhar em algumas atividades que mais tarde farão parte da educação da criança que está se desenvolvendo.
Uma vez que o pequeno chegue ao mundo exterior, através da música, especialmente destinada a crianças de 0 a 4 anos com participação ativa dos pais, ela começará a despertar os seus sentidos através das atividades musicais lúdicas que favorecem o ritmo, a entonação, a audição, a criatividade, a memória, a atenção, a sociabilidade, os reflexos, o trabalho em grupo, o manuseio de pequenos instrumentos de percussão, a vocalização, a linguagem, a imitação etc ... tudo através de material didático e instrumentos, enquanto se familiarizam, com quase nenhum esforço, com o mundo da música.
Uma vez que esse processo seja concluído e ferramentas musicais básicas tenham sido interiorizadas, as crianças terão a possibilidade de dar continuidade ao seu aprendizado Musical através da Iniciação Musical, onde conceitos teórico-práticos começam a ser abordados através de Gráficos, buscando desenvolver com mais consciência os aspectos, rítmicos, auditivos, melódicos e harmônicos, por meio de materiais didáticos e do uso de instrumentos de placas como xilofones, metalofones, pequenas percussão...
Após a passagem por este aprendizado a criança estará apta para caminhar na direção da formação de um instrumento principal que será escolhido com mais segurança na idade com mais consciência entre os 7 e 8 anos.
O ensino de música para crianças é extremamente criativo e envolvente, no entanto, representa um grande estímulo para desenvolver seus potenciais e refinar suas habilidades e sensibilidade.
Por fim, tocar um instrumento musical tem muitos benefícios para os pequenos tanto na esfera corporal, como mental e espiritual. Saber respeitar e entender o tempo de maturidade para que a criança inicie com responsabilidade o estudo da Educação Instrumental é fundamental para que seja duradouro e proveitoso.
Temos a todo instante oportunidade de desenvolvermos a nós e aos outros através do nosso exemplo.
Cassi.